segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alvinópolis-MG


Alvinópolis-MG


Alvinópolis é um município com aproximadamente 15.212 habitantes. Localiza-se no centro-leste do estado e na Mesorregião de Belo Horizonte e Microrregião de Itabira.
O seu povoamento teve início nas primeiras décadas do século XVII, quando o sertanista Paulo Moreira da Silva encontrou ouro no rio Gualaxo do Norte e a procura de novas terras encontrou as margens do Rio Peixe solo de alta fertilidade. A partir daí iniciou-se o povoamento do lugar e nesse período a economia era exclusivamente agrícola destinada ao abastecimento das cidades mineradoras de Mariana e Ouro Preto. 




Em 1745 uma capela foi erguida a pedido de Paulo Moreira em sua fazenda, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. Devido a sua localização e importância nas rotas dos antigos tropeiros, o município está incluído no roteiro turístico da Estrada Real. O topônimo foi uma homenagem ao ilustre mineiro Cesário Alvim, ex-governador do estado.
Os Distritos de Alvinópolis são a sua Sede, Fonseca, Barretos de Alvinópolis e Major Ezequiel. O município é composto por mais de vinte comunidades rurais.
A vegetação predominante no município é a Mata Atlântica, que se encontram apenas vestígios nos topos e nas áreas mais íngremes de morros. Outro tipo de vegetação existente no município é o Cerrado que se encontra em regiões mais arenosas, principalmente na Bacia Fonseca.




A cidade ainda conserva as antigas arquiteturas, dignas de várias histórias em cada parte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário