quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Amparo do Serra- MG

Amparo do Serra- MG


Amparo do Serra é um município com aproximadamente 5.053 habitantes, sendo que 52% moram na zona urbana e 48% moram na zona rural. O município fica situado na Zona da Mata de Minas Gerais, entre os municípios de Ponte Nova, Oratórios, Jequeri, Pedra do Anta e Teixeiras. Há contradições entre terem sido os Acaiabas ou os Tupis os primitivos habitantes do município.


Manoel Francisco Moreira Serra, com uma carta de sesmaria datada de 03 de Março de 1760, instala uma grande fazenda próxima ao local onde hoje se encontra o centro urbano da cidade. A fazenda do Quartel, como era chamada, tornou-se uma das grandes propriedades da região, com duzentos escravos e uma estrutura complexa e sofisticada para a época.


O nome Manuel Francisco Moreira Serra difundiu-se a tal ponto, que toda a região passou a ser conhecida como “as terras do Manuel Serra” ou simplesmente “ as terras do Serra”.
Mais de cem anos depois, em 12 de Setembro de 1862, Domingos José da Fonseca dotou de patrimônio a capela de Nossa Senhora do Amparo, construída próxima à Fazenda Quartel, que então lhe pertencia.



O nome do primeiro povoado daquela localidade atravessou os anos, e a capela de Nossa Senhora do Amparo teve seu nome completado pelo povo do local, passando a se chamar Nossa Senhora do Amparo do Serra. Esta é a razão pela qual, até hoje a cidade, que durante 1872 a 1962 foi distrito de Ponte Nova, é chamada de Amparo do Serra e não “da Serra” como seria o correto.
Amparo do Serra é uma cidadezinha com vida simples, as pessoas são pacatas, acolhedoras e de pouca vaidade. A culinária original e a fé inabalável em sua padroeira é o que cativa os turistas.


O local escolhido por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis para formar um povoado parece determinado a não crescer, contrariando o tempo, só para conservar a cultura mineira. A arquitetura espontânea mostra o diferencial perante a formalidade. Os serrenses recebem suas visitas na cozinha, em torno de um fogão à lenha, tomando uma boa xícara de café. Enfim, uma cidade cheia de personagens, com uma história em cada esquina.


Amparo do Serra possui uma Casa da Cultura, inaugurada em 25/03/06, sendo uma realização de um antigo sonho da idealizadora do projeto, a primeira dama Dorinha Paradela. O espaço é destinado à exposição de esculturas, pinturas, artesanato ou qualquer forma de manifestação cultural principalmente de artistas locais. Uma biblioteca anexa integra o ambiente.


Paisagem turística Serrense
São cerca de oito quilômetros de estrada de terra na direção da comunidade de João Paulo. Deixando de lado a condução motorizada, mais dois quilômetros de caminhada num trajeto que tem que ser feito a pé, transpondo pastos e montanhas. Mas quando surge finalmente a cachoeira de águas claras e abundantes lá no fundo de um vale, tem-se a certeza de que o esforço compensa.
Esta queda d’água de propriedade particular, já serviu de fonte de energia elétrica no passado, como denunciam as ruínas, escondida na paisagem bucólica é praticamente desconhecida dos serrenses.






_ Os faróis do Alto do Paraguai
Uma lenda é uma estória que o povo inventa e vai passando de geração para geração. Quase sempre envolve fatos sobrenaturais misturados com a realidade e incrivelmente atrai ali a atenção das pessoas.
Amparo do Serra tem relatos sobre aparição noturna de faróis (como se fossem de um veículo) nas curvas sinuosas do Alto do Paraguai a 2 km da cidade. Quem está no topo da montanha enxerga o farol vindo em sua direção, mas eles desaparecem misteriosamente antes de cruzar com que está descendo. Não há saída lateral para os faróis e nem explicação lógica; os serrenses acreditam ser coisa de assombração e em qualquer família há pelo menos uma testemunha deste “causo”;




Nenhum comentário:

Postar um comentário