sexta-feira, 18 de abril de 2014

Circuito Turístico Guimarães Rosa

O Circuito Turístico Guimarães Rosa 




O Circuito Turístico Guimarães Rosa é um circuito de cunho literário que nasceu de experiências realizadas por amantes da literatura, que percorrem o sertão de Minas pelo prazer “de tocar a mão e ver com os próprios olhos” as paisagens e lugares onde se passam as estórias de Guimarães Rosa.
O sertão primitivo e mágico é apresentado por Guimarães Rosa como aquela “outra voz”, que normalmente se cala, tímida, diante de uma sociedade dita “moderna”, urbana, de “altas tecnologias”. É essa outra voz, a voz do poético, que o escritor nos convida a escutar no sertão real, na sua terra natal e no seu espaço de andanças.
Neste circuito, inspirados na vida e na obra do escritor são realizados expedições, caminhadas eco-literárias, momentos de contação de estórias e encontros culturais, no território iluminado pelas estórias de amor, de humor e de pura poesia.
Atualmente fazem parte do Circuito os municípios de : Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Inimutaba, Morro da Garça, Pirapora, Presidente Juscelino, Santo Hipólito e a Basílica de São Geraldo em Curvelo, que constituem o centro irradiador dos cenários da literatura Roseana.



Dentre os atrativos existente nos 9 municípios do circuito destacamos o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo (terra natal do escritor) e Município de Honra do Circuito, com a presença dos Contadores de Estórias Muguilim, que narram trechos da obra, nos locais onde as estórias se passam, que exibe o acervo das estórias e da vida do lendário vaqueiro.

Guimarães Rosa


Fonte: http://circuitoguimaraesrosa.com.br/ 

Araçaí-MG

Araçaí-MG



Araçaí é um município com aproximadamente 2.231 habitantes. Localiza-se na região central do estado e pertence a microrregião de Sete lagoas. A divisão administrativa subdivide o território em dois distritos, Carvalho de Almeida e o povoado de Fazendinha Pai José.
O senhor Francisco Pereira da Rocha e sua esposa Cândida Maria de Jesus acompanhados de seu Filhos Francisco José Pereira Rocha, foram os primeiros habitantes de Araçaí. A família comprou uma Sesmaria quando D. Pedro II era imperador do Brasil, dando início ao povoado no ano de 1872. O filho do casal, Francisco Pereira da Rocha, Inhô Chico, tinha apenas três anos de idade e, com os pais, aprendeu a amar e valorizar aquela terra. Após a chegada destes, outras famílias foram comprando terras, construindo suas famílias e fazendo o progresso do arraial. Os primeiros habitante foram doando as terras para a construção da igreja, do cemitério, do campo de futebol, da escola, etc.


A cidade já teve o nome de Hospital Araçá (devido ao fruto de mesmo nome e que é muito presente na região) e depois de conseguir se emancipar de Paraopeba foi nomeada de Araçaí.

Fruta Araçá- duas espécies a vermelha e amarela:






Atualmente a pecuária é a principal fonte de economia, apoiada em gado mestiço, cuja finalidade principal é o corte. A indústria têxtil emprega a maioria da população urbana, constituída de fábrica de grande importância para a região. O comércio tem estruturas simples e não especializada, voltado exclusivamente ao âmbito local.




Possui construções com antigos traços, e a presença do prédio da antiga ferroviária.


O município te participação histórico-cultural por ser uma das cidades em que Guimarães Rosa sempre visitava, assim Araçaí faz parte do Circuito Turístico Guimarães Rosa. 




Saiba mais sobre o Circuito Turístico Guimarães Rosa:
http://minasgeraistour.blogspot.com.br/2014/04/circuito-turistico-guimaraes-rosa.html






Antônio Prado de Minas-MG

Antônio Prado de Minas-MG



Antônio Prado de Minas é um município com aproximadamente 1.557 habitantes. Situada na região da Zona da Mata, foi povoada primitivamente por indígenas Purus. Com o aparecimento do branco, particularmente, Antônio Rodrigues dos Santos e seus comandados, que se dispunham á conquista da região, começaram a luta  com os Purus, que acabaram sendo vencidos, iniciando-se uma povoação composta de índios catequizados e colonizadores brancos, primeiros moradores do povoado.
Antônio Prado de Minas possui uma arquitetura muito particular. Com seu povo simples e acolhedor oferece uma saborosa comida. 





No entorno de Antônio Prado de Minas os turistas podem contemplar magníficas cachoeiras e passear por suas belas paisagens. 





Seu principal atrativo é a Pedra Elefantina, o segundo maior bloco de granito do mundo. O nome Elefantina se deve ao formato da pedra que parece com um elefante.


Com a derrubada das matas para o plantio de lavouras, a propriedade cresceu atraindo inúmeros colonos e lavradores vindos de localidades vizinhas, formando rapidamente um animado e florescente núcleo populacional.

O topônimo teve origem em homenagem a seu grande benfeitor, Dr. Antônio da Silva Prado, Conselheiro do Império.
Possui também o antigo prédio onde funcionava a ferrovia.