quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Andradas – MG

Andradas – MG

Andradas-MG é um município com aproximadamente 37.920, situada na microrregião de Poços de Caldas. É formada por dois distritos: Gramínea e Campestrinho.
O povoamento que gerou a cidade de Andradas começou a acontecer no início do século XIX, período de decadência da extração do ouro na região central do Estado e emergência da pecuária bovina e agricultura em outras regiões do Estado, embora desde 1792 os “campos” da região já tivessem sido citados em inventários registrados por memorialistas como símbolos do inicio da ocupação local. A partir da década de 30 do mesmo século, começam a ser registradas as hipotecas e escrituras de compra e venda de terras do emergente núcleo populacional.


Documentações do século XIX mostram que a ocupação se deu especialmente a partir da segunda quinzena do mesmo século, mas o crescimento populacional se concentrou, desde então, em sua maior parte, no final do século XIX e começo do século XX, em função da chegada de imigrantes estrangeiros, vindos das fazendas de cadê, sobretudo de São João da Boa Vista, uma das cidades vizinhas.


Os imigrantes italianos foram os mais numerosos, mas também vieram espanhóis, gregos, libaneses, alemães, suecos e portugueses, conforme destaca o livro Os Estrangeiros na Construção de Andradas, de Nilza Alves de Pontes Marques.
Até 1888, a localidade era um distrito chamado São Sebastião do Jaguari e esteve ligada à cidade de Caldas. Desmembrou-se com o topônimo Caracol, nome de uma serra que emoldura a cidade.
Em 1928, o topônimo Caracol foi alterado para Andradas, em homenagem ao ex-presidente do Estado, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, natural de Barbacena, uma estratégia para bajular o político e trazê-lo à cidade e satisfazer ao interesse do presidente da Câmara na época, Orestes Gomes de Carvalho, cujo efeito não teve propósito estabelecido. A mudança foi, portanto, arbitrária e, ainda hoje, há quem chame a cidade de Caracol.


A cidade, na última década de 50, juntamente com outras cidades mineiras, tentou novamente se ligar, jurisdicionalmente, a São Paulo, haja a vista que a cidade, historicamente, costuma ficar esquecida pelo governo estadual.
Em 1932, em meio a Revolução Constitucionalista, Andradas recebeu tropas para atacar o estado paulista. Na ocasião, foram cavadas trincheiras na divisa com São João da Boa Vista antevendo um ataque, que nunca aconteceu.


Terra do vinho
Conhecida como Terra do Vinho, Andradas constitui-se na zona vinícola mais importante do estado. O cultivo da uva é uma herança de imigrantes do norte da Itália que se radicaram no município no final do século passado, atraídos pelo clima e topografia favoráveis. Deles veio o hábito de fabricar vinhos nos porões das casas, prática comum na cidade.
A cultura do vinho expressa-se desde 1954, com a tradicional Festa do Vinho - realizada no mês de Junho - considerada um dos maiores acontecimentos turísticos do Sul de Minas.



A cidade abriga ainda indústrias de cerâmica, cujos produtos são comercializados em todo o país e exterior. A cultura do café é atualmente a cultura agrícola predominante.

Em Andradas são encontradas três tipos de relevo: planaltos, colinas e áreas serranas. Ao norte da cidade localiza-se a Serra do Caracol, que se prolonga para oeste através da Serra do Gavião. As altitudes são superiores a 1400m, com destaque para o Pico do Gavião que se situa a 1657m. Em um autentico cenário emoldurado pela Serra da Mantiqueira, Andradas oferece inúmeros atrativos naturais. A principal elevação do município é o Pico do Gavião, de onde se pode observar toda a cidade e municípios próximos. Encontram-se, ainda, a pedra do Elefante com 1.478 m. Eles são utilizados pelos competidores de Paragliders e Asa Delta, nos finais de semana e feriados, além de sediar etapas dos campeonatos estaduais e nacionais.







A topografia acidentada do município favorece a formação de várias cachoeiras, sendo a mais visitada a cachoeira da Stella.

Ocupada anteriormente por matas tropicais e pelos campos de altitude, atualmente são as pastagens que predominam na região. São encontradas apenas pequenas reservas da antiga mata muito degradada. O tipo de mata mais comum é a de galeria ou mata ciliar. Nos altos planaltos, a vegetação  natural é o campo de altitude, onde predominam formas vegetais rasteiras, principalmente gramíneas.

Andradas tem também como atração o comércio de couro, confecção, cerâmica e a degustação de vinhos em suas vinícolas que são abertas à visitação pública.

Um comentário: