domingo, 3 de março de 2013

Almenara-MG


Almenara-MG


Almenara é um município com aproximadamente 39.287 habitantes. Esta situada as margens do Rio Jequitinhonha, dentro da região conhecida como vale do Jequitinhonha.
Durante muito tempo Almenara teve a maior praia fluvial do Brasil. A poluição do Rio Jequitinhonha causada pela extração do ouro feita com mercúrio, trouxe danos imensos ao rio, diminuindo seu volume e, consequentemente alterando seu curso.
A região vive essencialmente da pecuária, artesanato e terceiros. É uma das cidades mais populosas e bem econômicas do Vale do Jequitinhonha.




Há 500 anos, as férteis terras que integram o atual município de Almenara foram as primeiras da imensa região do histórico e minerário Vale do Jequitinhonha, a ser pioneiramente visitada por homens civilizados. Após uma carta escrita em 1550, reproduzindo impressionantes relatos de índios que habitavam o Vale do Jequitinhonha, dando conta da Serra Resplandecente ou Sol da Terra, situada junto ao rio Jequitinhonha, donde caíam grandes pedaços de ouro, e os índios os apanhavam para fazer gamelas para servir comida aos poucos, causou um tremendo alvoroço na corte portuguesa e segmentos econômicos lusos da época.
O histórico de Quartel de Vigia assim como os demais instalados por Fernandes, tinha a função vigiar a mineração desautorizada, prevenir o contrabando de ouro e de pedras preciosas, a abertura de estradas , pacificar, e ou guerrear contra os índios que não aceitassem a invasão dos seus territórios de caça, pesca e coleta florestal. Este quartel deu origem à Fazenda Vigia, propriedade do precursor João Cabacinhas e outros, importante apoio logístico a novos moradores. A recém-nascida localidade foi elevada à condição de Paróquia do município de Araçaí, depois Distrito de Paz, distrito do município de Jequitinhonha, município de Vigia em 1938. E por fim, município de Almenara, em 1943.








Rio Jequitinhonha e suas lindas paisagens, fazem de Almenara uma cidade ainda mais linda com esses esbanjamento da natureza. 





Praia da Saudade



Um evento que já se tornou tradição em Almenara é a corrida de jegue. A corrida de jegue é um grande atrativo para o município, em que milhares de pessoas da região acompanham o evento. A corrida de jegues surgiu despretensiosamente. Tudo começou com um morador dono de um bar da região. Ele conta que a corrida não tinha a menor pretensão de ser grande. Hoje a festa acontece sempre no dia 29 de Agosto, ganhou destaque na região e, além da corrida premiada, os visitantes podem encontrar culinária típica no chamado Jericódromo, local onde ocorre o festival, propiciada pelo Carca’s bar, que tem como prato principal o frango caipira, tido como o melhor da região. No evento, acontece a corrida, shows e também o desfile de animais fantasiados. 

Corrida de Jegue





Um prédio residencial em especial de Almenara, é conhecido pela comunidade almenarense como O Castelo- um dos principais cartões postais da cidade de Almenara, mais do que um bem cultural do patrimônio histórico edificado municipal, significa também, símbolo de uma sensacional promessa de amor feita pelo inesquecível pioneiro Olindo de Miranda Souza à sua amada esposa. Olindo de Miranda, conforme ficou mais conhecido, supostamente impedido de namorar Eunice, filha do então juiz de direito da comarca de Araçuaí, Sabino Silva, que também englobava o município de Almenara, ao apaixonar-se, prometeu-lhe edificar um castelo para servir-lhes como moradia, caso com ela se casasse. E assim, impulsionado por este sentimento maior, aproveitou-se de uma viagem do juiz a Belo Horizonte de súbito casou-se com Eunice na cidade de Itinga, médio alto Jequitinhonha mineiro. Casado, em meados do século XX, ao tratar de cumprir sua impressionante promessa, ergueu duas grandes torres no antigo prédio cujo estilo arquitetônico assemelhava-se a um tradicional chalé, dando-lhe aparência de um castelo. Na torre central, em nome deste amor, e á posteridade, o seu piso ainda mantém originalmente escrito: Eunice e Olindo. Entretanto, sua sublime importância e representatividades, são ignoradas pelo poder público e comunidade municipal.






4 comentários:

  1. Pena que as sucessivas administrações políticas ruins ao longo de décadas atrasou o desenvolvimento econômico e social da cidade de Almenara. E hoje quem sofre as consequências é a atual população que vive ...

    ResponderExcluir
  2. porque almenara fiicou conhecido como cidade 7 ?

    ResponderExcluir
  3. como surgio almenaraa ? quais sao as pricipais catacriticas

    ResponderExcluir