sexta-feira, 1 de março de 2013

Alfredo Vasconcelos-MG


Alfredo Vasconcelos-MG



Alfredo Vasconcelos é um município de 5.244 habitantes no Sul de Minas Gerais. É uma cidade com um povo simples e hospitaleiro e suas ruas e estradas tem muitas histórias. Com temperaturas amenas e agradáveis, frio e seco no inverno e quente e úmido no verão.

 Tudo começou com as expedições bandeirantes que passaram pela região no final do século XVII, em busca de ouro. Em torno de um ribeirão que hoje é chamado de Alberto Dias (homenagem  ao primeiro bandeirante a passar por essas terras), foram construídas muitas fazendas e uma capela para Nossa Senhora do Rosário. Situada ás margens da Estrada Real, Alfredo Vasconcelos estava no caminho do ouro entre Vila Rica e o Rio de Janeiro.
 O nome da cidade foi escolhido em homenagem ao engenheiro Alfredo de Barros Vasconcelos, que morreu nas obras da construção da ferrovia.
Com os imigrantes vieram as plantações, a cerâmica e a agropecuária, além de famílias de trabalhadores que, somados, compõe a maior parte da população da cidade atualmente.
O município nasceu no mesmo momento em que começou a história de Minas Gerais, por isso, trezentos anos separa da primeira visita dos bandeirantes a estas terras.


Os monumentos que resistiram à ação do tempo nos conta a trajetória de um povo. O destaque é a Matriz de Nossa Senhora do Rosário, que apesar de reformada na década de 70, conserva a arquitetura original do século XVIII, onde pode se apreciar a imagem histórica de Nossa Senhora do Rosário que data daquela época.


 Matriz de Nossa Senhora do Rosário


O pontilhão “Imperador Dom Pedro II” e a Estação Ferroviária de Alfredo Vasconcelos (atualmente funciona como Casa Da Cultura “Carmelita Bianchetti de Araújo) nos levam ás épocas do século XIX, com a construção da estrada de ferro, hoje desativada, pode se apreciar dois belíssimos monumentos históricos que são iluminados à noite para surpresa dos turistas amantes de história do Brasil.



pontilhão “Imperador Dom Pedro II”




Estação Ferroviária de Alfredo Vasconcelos 





Atualmente a cidade conta com belas praças, muita área verde e aquela tranquilidade e hospitalidade típica das cidades mineiras.
O Ribeirão Alberto Dias corta todo o município e faz parte da Bacia do Rio Grande. O relevo é acidentado, ondulado e montanhoso.  Além de possuir muitas nascentes de água, córregos, cachoeiras e riachos.









Alfredo Vasconcelos tem muitos atrativos, o que mais chama a atenção é a produção de morangos e flores. O município é um grande produtor de rosas e de flores do estado de Minas.
Assim um dos grandes eventos da cidade é o festival de Morangos, Rosas e Flores no mês de Agosto onde há vendas de morangos e derivados, carros ornamentados, exposição de flores, barracas de comidas, com presença de grande público de toda parte do país, além de shows consagrados de nível nacional.


Festival de Morangos, Rosas e Flores







Nenhum comentário:

Postar um comentário