quinta-feira, 21 de março de 2013

Alto Caparaó-MG


Alto Caparaó-MG



Alto Caparaó é um município com a população aproximada de 5.257 habitantes. O topônimo é uma alusão ao Rio Caparaó e a Serra do Caparaó. Os primeiros habitantes da região foram os índios Carajás. Em 1928, chegou e adquiriu terras no local Francisco Valério. Nessa ocasião, as terras do campo eram bastante desconhecidas e sem títulos de propriedade. Isso atraiu grandes criadores de gado para o campo.

Alto Caparaó tem sua origem em um povoado organizado por volta do ano de 1900, por descendentes de alemães. Em 1948 sua população girava em torno dos 600 moradores que ocupavam 80 casas.


Algumas realizações representaram novos impulsos para a localidade: As obras de urbanização realizadas por Inimá Novais de Campos, primeira pessoa a propor a criação do Parque Nacional Caparaó, tendo, para isso, feitos vários pedidos na Assembleia Legislativa de Minas e em Brasília; mapeamento para uma estrada entre Alto Caparaó e o Pico da Bandeira, executado pelos alemães Martim Palka e Ernesto Klettmhafer, criando assim um dos principais roteiros turísticos do Brasil; criação do Parque Nacional do Caparaó, em 1961.





Em 1967, a descoberta de um movimento de guerrilha que provavelmente foi o primeiro movimento armado de oposição ao regime militar brasileiro conhecido como Guerrilha do Caparaó levou à localidade cerca de dez mil soldados e a Força Aérea Brasileira para efetuar a prisão dos guerrilheiros. A presença de tanques de guerra e aviões de combate foi um fato que marcou para sempre a vida das pessoas que viviam na região.



Os distritos de Caparaó e Caparaó Velho pertenciam a Espera Feliz, sendo que Caparaó emancipou em 1962 e o distrito de Caparaó Velho passou a pertencer ao novo Município. E em 1982, o distrito de Caparaó Velho passou a se chamar Alto Caparaó.
Esse município mineiro é relativamente novo, mas ganha destaque no cenário nacional ao ser a porta de entrada do lado de Minas Gerais para o Parque Nacional do Caparaó que abriga o Pico da Bandeira, terceiro ponto mais elevado do Brasil.


Pertencente a Zona da Mata Mineira, próximo a divisa com o Espírito Santo no município ficam localizados além do Pico da bandeira, o Pico do Cristal.
A hidrográfica do local destaca-se por apresentar rios de águas cristalinas que nascem dentro do Parque Nacional do Caparaó. Os rio Caparaó e José Pedrosão, os mais importantes da região. O Rio José Pedro que corta o Vale Encantado estão pequenas cachoeiras e poços para banho e próxima a Tronqueira encontra-se a grande Cachoeira Bonita, com seus 80 metros de altura. Já o Rio Caparaó, em suas partes mais baixas, corta o Vale Verde, que tem uma cachoeira e várias piscinas naturais, além de áreas para piquenique, com churrasqueiras, vestiários e sanitários.

Parque Nacional do Caparaó















Nenhum comentário:

Postar um comentário