quarta-feira, 13 de março de 2013

Alpinópolis-MG


Alpinópolis-MG


Alpinópolis é um município com aproximadamente 18.490 habitantes, e é conhecida na região pelo seu antigo nome “Ventania”.




Procedente de Carmo da Cachoeira, em 1805, chega ás paragens da atual Alpinópolis o Alferes José Justiniano dos Reis, acompanhado de sua esposa Ana Teodora de Figueiredo, de apelido “Dona Indá”. Em 1806, o Alferes José Justiniano dos Reis manda edificar nas terras da Fazenda Ventania ( assim denominada por estar próxima a Serra da Ventania) uma capela cujo orago foi o mártir São Sebastião. Em 12 de agosto de 1807, o Casal assinou o termo de doação para constituição do patrimônio da capela. José Justiniano dos Reis faleceu em 1809 e a viúva, Dona Indá é quem passou a conduzir os destinos do arraial. José Justiniano dos Reis e Dona Indá são considerados os fundadores de Alpinópolis. A freguesia passou a se chamar Alpinópolis, em 1914. O nome anterior era São Sebastião da Ventania; Ventania ainda é o nome preferido de todos os habitantes desta encantadora e hospitaleira cidade, e também como ela é identificada em toda a região.





Alpinópolis tem o privilégio de estar numa das regiões mais prósperas do Estado. Além de ter uma economia bastante diversificada. A cidade tem se tornado cada vez mais conhecida nacionalmente através do Monte das Oliveiras, que é um espaço construído a céu aberto destinado à meditação, apresentações e excursões com finalidade religiosa.
O Monte das Oliveiras construído como réplica do Monte das Oliveiras de Jerusalém e onde, na Semana Santa, são encenadas as cerimônias como a Paixão de Cristo com artistas da região.


Monte das Oliveiras



Apresentação da peça Paixão de Cristo


Chave do Céu 






Em 1967 deu inicio às obras da construção da Hidrelétrica de Furnas pertencente ao município até 1194, quando então passou a pertencer ao município de São José da Barra. Neste período a usina trouxe melhoria não só para Alpinópolis, mas para todas as cidades da região.
A partir daí, Alpinópolis passou a explorar a extração da Pedra de Quartzito “Pedra Mineira”, sendo seu precursor nesta atividade o conhecido José de Paula Vilela, que era um mestre na extração do mineral.

Extração de quartzito

Expandiu-se também as atividades agropastoris, sendo explorado milho, café de qualidade, feijão, leite, soja, pedras semipreciosas, laticínios, fábrica de ração, doces, enfim, diversificação é uma das características da economia de Alpinópolis.

Nas terras de Alpinópolis possui vários casarões antigos, um deles é o da Fazenda Quilombo, construída por escravos. Este maravilhoso patrimônio passou por várias gerações abaixo, onde ficaram gravadas belas recordações. Não se sabe quem construiu a fazenda Quilombo, o atual proprietário tem um documento datado de 1912 do qual pertencia a Joaquim Bento de Carvalho e sua esposa. É provável que a fazenda Quilombo tenha sido construída por algum parente de Joaquim ou de sua esposa. A Fazenda Quilombo foi passada de geração por geração, e hoje pertence ao seu neto Valdomiro Paim de Oliveira. A fazenda foi recentemente reformada, graças ao carinho dedicado pelo Valdomiro, mas não está exposta à visitação. O Monte das Oliveiras construído como réplica do Monte das Oliveiras de Jerusalém e onde, na Semana Santa, são encenadas as cerimônias com artistas da região.




Fazenda Quilombo


Além dos patrimônios culturais da cidade, há lugares de lazer como as cachoeiras da Serra da Ventania. E devido em volta da cidade ter muitas serras, se torna um bom local para acampamento, além de ser uma linda paisagem para admiração e reflexão.















2 comentários:

  1. A fazenda do Quilombo, antigamente chamada de Quilombo Queimado, por ter sido construida sobre as ruínas de um antigo Quilombo, foi construída pelo meu 5o. avô, Manuel José de Faria, na década de 1810. Passou para sua neta, Anna Rodrigues de Faria, e daí para a filha dela, Maria Cristina de Oliveira, esposa do Joaquim Bento de Carvalho, citado.

    ResponderExcluir
  2. @CPadua obrigado pela colaboração. Tenho divulgado informações sobre a "Fazenda Quilombo em Alpinópolis". Elaborei alguns exemplares de um livreto histórico com as narrativas manuscritas pela Izabel Carvalho Pereira (Bela) já falecida, este livreto foi entregue ao Valdomiro (Miro). Se você possuir mais alguma informação, poderá enviar no meu email "messiashakme@gmail.com".

    ResponderExcluir