sexta-feira, 15 de março de 2013

Alterosa- MG


Alterosa -MG

Alterosa é um município com aproximadamente 13.714 habitantes. Localizada as margens do Lago de Furnas. Diz à história que a cidade de Alterosa foi um dos primeiros povoados do Sul de Minas Gerais. Por volta do ano de 1700, os tropeiros nas margens de um pequeno riacho que posteriormente receberia o nome de Ribeirão São Joaquim. A chegada de José Rodrigues Moreira, um português proveniente do Espírito Santo, marcou o desenvolvimento e o início da povoação local.




Na ocasião o povoado era conhecido por São Joaquim da Serra Negra, devido à existência de uma serra nas proximidades. Logo foi erguida uma casa que serviria de pousada aos tropeiros vindos de Lavras e São João Del Rei, devido à decadência da extração do ouro nessas regiões.



Por volta de 31 de Dezembro de 1943, o município passou a denominar-se Alterosa, ligado ao relevo montanhoso, significando “cidade das montanhas - Alta majestosa”.
O município está irrigado pelo ribeirão São Joaquim, Córrego Quilombo, que deságuam no Rio Grande e mais tarde no lago, formado pela represa hidrelétrica de Furnas. Além de ser um dos dezessete municípios mineiros que contam com uma Usina de Tratamento de Resíduos Urbanos, modelo para outras cidades.


Apesar da economia variada, a vocação de Alterosa é o lazer e o turismo. Já existem alguns eventos durante o ano como o carnaval, MotoCross, Festa do Peão, Alterosense Ausente, entre outros, que atraem turistas para Alterosa. O lago de Furnas, a maior riqueza da cidade, recebe todas as semanas outros visitantes em busca de pescaria, lazer e esportes náuticos. Na beira da represa o turista pode apreciar os pratos da cozinha regional, como a traíra sem espinhos. Alterosa oferece também opção para amantes do turismo ecológico, a Serra Negra, que possui variados tipos de fauna e flora.




 Vista do alto da Serra Negra 


Serra Negra



Paisagem do pôr do sol em Alterosa 




Nenhum comentário:

Postar um comentário