quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Alfenas-MG


Alfenas-MG




Alfenas é um município com 73.722 habitantes, localizada no Sul de Minas Gerais.
A cidade é uma ilha de excelência em meio ao Lago de Furnas, com parques e praças intensamente arborizadas, é o portal de entrada para o “mar de água doce” mineiro, no qual navegam tanto veleiros quanto boa parte da produção mineira de café, insumos agrícolas, milho e cana de açúcar. Apontada como um dos municípios com melhor qualidade de vida para idosos, e é também uma cidade vibrante, colorida pelo entusiasmo dos muitos estudantes de suas universidades.





Essa região pertencia à Freguesia de Cabo Verde. Em oito de Outubro de 1784, o Alferes José Martins Borralho obteve sesmaria, ao pé da Serra da Esperança, entre os Ribeirões Sapé e Águas Verdes. Em 1799 foi erguida uma pequena ermida dedicada a Nossa Senhora das Dores, a qual demolida para das lugar a uma capela concluída em 1801, e que passou a seu denominada Capela São José e Nossa Senhora das Dores. Em 22 de Julho de 1805, a Freguesia foi elevada a categoria de vila, com o nome de Vila Formosa de Alfenas e em 15 de Outubro de 1869 a vila passou a categoria de cidade, com o nome de Formosa de Alfenas, e depois simplificado para Alfenas.




Como toda cidade do interior, um dos destaques em Alfenas é a Igreja Matriz de São José e Dores, inaugurada em 1883. Sua arquitetura é composta de paredes e piso de pedra, lustres importados e vários candelabros para colocação de velas. As torres, que hoje completam a obra, foram inseridas apenas 125 anos depois da construção, em uma das restaurações pelas quais a igreja passou.Suas pinturas são obra de pintores cariocas, enquanto o altar-mor foi feito por um grande artesão da época.Entre os destaques da Igreja Matriz, podemos listar alguns elementos como as pinturas modernas do Passos da Via Cruz e as imagens de São José, Nossa Senhora das Dores e Jesus Cristo.



 Igreja Matriz de São José e Dores


Classificada como ponto central de Alfenas, a Praça Getúlio Vargas é um local de descanso, com árvores podadas em formato retangular, bancos para relaxar e globos de iluminação. Completando o visual da praça, em seu centro está uma bela fonte luminosa e um teatro em formato de arena. Nesse teatro, ocorrem sempre diversas apresentações, como show e comemorações de cunho civil e religioso. Além disso, a praça conta com um busto em homenagem ao cônego José Carlos Martins e, ao seu redor, há diversos estabelecimentos comerciais, bancos e hotéis, estrutura completa para atender à demanda de seus habitantes e visitantes.


Praça Getúlio Vargas


Se estiver viajando com as crianças, ou gostar de passeios ao ar livre, não deixe de visitar o Parque e Zoológico Municipal de Alfenas, fundado em 1979. Em seis alqueires de área há três parquinhos, um teatro de arena para até mil pessoas, piscinas alimentadas por fontes naturais e quadras de vôlei, basquete e peteca, para diversão dos visitantes. Além disso, a estrutura oferece banheiros, duchas e um restaurante, para atender a qualquer necessidade. O parque todo é cortado por trilhas e avenidas pavimentadas, em um caminho que guia os visitantes até as churrasqueiras, perfeitas para reunir os amigos em uma tarde ensolarada. Além disso, há também um açude com 240 metros de extensão e até 70 metros de profundidade, onde é possível passear de pedalinho ou canoa.
Enquanto isso, no zoológico há diversas espécies da fauna nacional, com aves, macacos, tartarugas, jacarés, jaguatiricas e animais mais domesticados, como lebres e ovelhas.

Parque e Zoológico Municipal de Alfenas




O Lago artificial de Furnas é a principal atração das cidades que integram esse Circuito (Alfenas, Alterosa, Areado, Campos Gerais, Divisa Nova, Fama, Machado, Monte Belo, Paraguaçú, Poço Fundo, Serrania e Varginha), no lago há peixes, praias fluviais e águas abundantes para o lazer. Além da represa, é possível visitar várias cachoeiras, serras, festas populares e fazendas centenárias com suas lavouras de café, produção de queijo e outras atrações.
Em outubro, é grande a movimentação de pessoas para ver a Exposição Agropecuária e Industrial de Alfenas, com exibição de gado, máquinas agrícolas, novidades industriais e várias apresentações artísticas.
O clima da região é do tipo tropical mesotérmico, verão e primavera são as estações mais quentes, e a temperatura média anual é de 19,6ºC.

Lago de Furnas


Vista do pôr do sol no Lago de Furnas

A região do Lago de Furnas tem na agropecuária sua principal atividade. Como produtos principais destacam-se a cana de açúcar, o café, batata inglesa, mandioca, feijão, arroz, milho, tangerina e gado bovino.
Equidistante das principais cidades da região sudeste, o Lago de Furnas tem também localização privilegiada para o turismo, envolvendo diretamente 34 municípios, pertencentes ao chamado “Circuito do Lago”. A região é belíssima. As águas do lago refletem o azul do céu, emoldurado pelas montanhas de Minas. Além de produtos turísticos específicos, a região oferece também uma boa estrutura hoteleira que pratica a tradicional hospitalidade mineira, temperada pela mais saborosa gastronomia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário