terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Acaiaca-MG

Acaiaca-MG






Acaiaca é uma cidade situada na Zona da Mata mineira. É conhecida como princesinha da Zona da Mata mineira por ser a cidade mais bela e limpa da região e possui 3924 habitantes.
A pecuária de leite é a sua principal fonte de recursos. Suas pastagens ocupam quase todo o território. 







A estação de Acaiaca foi inaugurada em 1926. Pelo menos até 1980 ainda havia movimentação de passageiros que podiam utilizar dos trens mistos. E hoje a estação de Acaiaca é um centro cultural da cidade, mantido toda a sua estrutura original. Os trilhos são figurativos, já que foram arrancados logo antes e logo depois da estação. 



Hoje em dia, o restante da estrada ferroviária está em ruínas fazendo com que a paisagem fique com um charme a mais. 





As casas mantêm sua forma arquitetônica original, restauradas ao longo do tempo.






A cidade é cortada pelo rio Gualaxo e em suas redondezas se encontra o rio Carmo, ótimo para apreciar suas paisagens e se refrescar nas águas do rio. Paisagens que por sinal, são muito bonitas.

Rio Gualaxo

Rio Carmo


Curiosidade: Achei interessante o nome da cidade, uma vez que é um palíndromo, ou seja, que pode ser lida de traz para frente.

Por Acaiaca ficar na Zona da Mata Mineira, acredito que os pratos típicos desta cidade seja os mesmos da região, como feijão tropeiro, papo suado, tutu à mineira, entre outros, não podendo esquecer do famoso queijo mineiro e outros derivados do leite.



Feijão tropeiro


Tutu à mineira

Queijo mineiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário