sábado, 16 de fevereiro de 2013

Águas Vermelhas-MG


Águas Vermelhas-MG


Águas Vermelhas é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, localizada no norte de Minas fazendo divisa com o estado da Bahia. Acolhedora como ela só, tem como seus pontos turísticos a Praça Central, a praça do bairro Novo Progresso, a Barragem da Copasa, as fazendas próximas à cidade, a barragem e hidrelétrica do Machado Mineiro, o Rio Mosquito que corta a cidade, entre outros. A barragem da Samambaia é hoje, um dos pontos turísticos mais visitados, principalmente pelos moradores, que acampam em grupos. Na época da cheia é de se encantar, a água transborda na tulipa. 
O desbravamento do norte de Minas foi feito principalmente pelas expedições que lá chegavam em busca de ouro, instalando fazendas chamadas currais. Um desses currais, localizado às margens do rio Mosquito, tornou-se povoado com o nome de Água Vermelha, passando a distrito do município de Rio Pardo, em 1863. Sua emancipação vem em 1962.


Praça Central

 Igreja de São Sebastião

Praça

Rio Mosquito


Barragem da Samambaia


Na divisa com Taiobeiras está a Reserva Ecológica Serra do Anastácio, com vegetação nativa, nascente de águas límpidas, diversidade de aves e habitat natural de chipanzés.
Um dos principais eventos que ocorre na cidade e movimenta o turismo local acontece em janeiro, quando a cidade festeja seu padroeiro, São Sebastião, com celebrações religiosas, barraquinhas, leilões e quadros vivos sobre a vida do santo. A cidade oferece também como atração, o Festival de Inverno realizado em Junho, evento onde a cultura e os costumes da região são mostrados. Tem diversas atrações como quadrilha, fanfarra , cavalgada, gincanas, além de muito forro e deliciosas comidas típicas.


Festa do padroeiro

 Festival de Inverno

Fanfarra

Artesanato do festival de Inverno



6 comentários:

  1. Cidade onde encontrei meu grande amor, por isso tenho um carinho especial por Águas Vermelhas...

    ResponderExcluir
  2. Sobre a oitava foto, a que se refere à Barragem de Samambaia, será que aquela criatura que aparece na boca daquele precipício conseguiu sobreviver.....

    ResponderExcluir
  3. Eu mora aqui em Águas vermelhas aqui não é desse jeito mais. 2019

    ResponderExcluir