segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Alagoa-MG


Alagoa-MG




Alagoa é um município com aproximadamente 2.709 habitantes, e localiza-se no sul de Minas Gerais entre lindas montanhas da Serra da Mantiqueira entre os municípios de Auiruoca e Itamonte. É considerada a mais alta das Terras Altas da Mantiqueira. Nascida em 1730, segundo lendas, a mineração foi a principal atividade econômica do município, explorada principalmente pelos jesuítas, que levaram os escravos para garimparem os rios.







É conhecida pelo queijo parmesão produzido pela população que vive na zona rural sendo considerada a “Terra do Queijo Parmesão”. O clima e topografia são determinantes no diferencial do sabor dos queijos alagoenses.

Famoso Queijo Parmesão de Alagoa.

Queijo Parmesão na Esquina de Minas


Cidade pacata, porém muito movimentada durante os festejos da Semana Santa, Torneio Leiteiro- ExpoAlagoa, Nhá Chica, Natal e Reveillon, épocas que os alagoenses que residem em outras cidades retornam para a cidade. Tem grande potencial turístico, que está sendo desenvolvido e estruturado.
O Bairro do Garrafão tem este nome devido uma lenda: deixaram um garrafão de ouro dentro de uma lagoa. Até hoje não encontraram o garrafão, mas sim um túnel cavado pelos escravos, o charco, no Pico do Santo Agostinho.

Lagoa e Pico do Santo Agostinho no Garrafão


Pico do Santo Agostinho no Garrafão

Túnel do Garrafão - escavado pelos escravos


A tradicional Festa de Nhá Chica, no Bairro São Domingos reserva muita beleza para quem procura por um turismo religioso.








O clima é frio chegando a temperaturas abaixo de zero, iniciando em Maio e vai até o fim de Agosto. No mês de Junho o clima é idêntico ao europeu, somente em Setembro as temperaturas começam amenizar. Como na Amazônia, tem duas estações: o tempo das águas e o tempo da seca. O clima fica propício para tomar um suculento caldo quente. É costume de muitos moradores, no café da manhã, tomar na caneca café com leite e farinha de moinho. Há ainda os que colocam pedaços de queijo parmesão no meio.


Névoa e Geada em Alagoa MG 



Alagoa é rica em água, quer por nascente, cachoeiras, rios ou riachos. Foi a água que inspirou o descendente alagoense Luis Henrique Barros Siqueira a dizer que: “Alagoa é a terra das águas correntes”. As belezas naturais estão nas cachoeiras, em rios como o Aiuruoca, que formam inúmeras quedas de águas e corredeiras e no Parque Estadual do Papagaio.


Corredeiras da Itaoca. 


Uma das quedas da Cachoeira da Serra do Condado


As araucárias, espécie abundante na flora alagoense, são resistentes ao frio e ficam imponentes entre a névoa que paira nas várzeas e vales de Alagoa.


Lindas paisagens das montanhas da Serra da Mantiqueira Alagoa-MG




Charco do Garrafão

Pedra da Campina, uma lage de pedras à beira da Estrada Alagoa x Aiuruoca.

Pedra da Campina

Pedra do Morro, ótima pra fazer rapel (80m livres)

Pico do Rio Acima

Pedra do Juquinha, no Condado.





2 comentários:

  1. Bacana heim?
    Apesar de residir em Belo Horizonte há 20 anos, sou natural de Alagoa; terra linda e hospitaleira.
    Informo-lhe que, a terceira foto em que há uma igreja e uma praça não é a cidade de Alagoa.
    E lhe agradeço por divulgar uma foto minha: a da Pedra da Campina (que está datada).
    Se tiver um tempinho, visite o meu Blog de Aventuras:
    www.chicotrekking.blogspot.com.br
    Obrigado por divulgar Minas, abs

    ResponderExcluir
  2. Amei escrever sobre Alagoa , é muito linda a cidade. Obrigada pela observação, e sempre que tiver mais fotos, e quiser compartilhar é só mandar que publicaremos! Muito bacana seu blog!
    Minas é um terra linda, cheia de histórias e culturas, o mundo merece conhecê-la!
    Abraços

    ResponderExcluir