domingo, 17 de fevereiro de 2013

Aimorés-MG


Aimorés-MG



Aimorés é um município no interior de Minas Gerais que pertence a Mesorregião do Vale do Rio Doce e tem aproximadamente 24.937 habitantes. E é conhecida como a “Terra do Sol Eterno” por ser a cidade mais quente do estado.
A região começou a ser desbravada na segunda metade do século XIX, vindo a ser rapidamente povoada devido as suas terras férteis que favoreceram o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e mineração pela busca de ouro e pedras preciosas. Hoje Aimorés se destaca pelo complexo da Usina Hidrelétrica de Aimorés, a maior do leste mineiro, e pelo Instituto Terra, fundado por Sebastião Salgado, cujo objetivo é reconstruir o ecossistema florestal da região.

Usina Hidrelétrica de Aimorés



Até a década de 1850 a região era habitada exclusivamente pelos índios Aimorés. Eles eram canibais e por muito tempo ajudaram na preservação das matas do atual município, onde foram encontrados instrumentos de caça e de pesca que pertenciam á tribo com mais de 900 anos, porém seu primeiro contato com o homem branco foi pacífico, tendo ocorrido em uma área próxima dali.
Inicialmente denominavam a nova terra de “Natividade”, porém em 1910 passou a ter o nome de “Aimorés”, em homenagem aos nativos, cujo nome prevalece atualmente.

Índios Aimorés

Vários agrupamentos rochosos são alguns dos principais atrativos do município, tais como a pedra Bonita, a pedra da Fundanga, a pedra da Onça e a pedra Lorena. E também temos a Usina Hidrelétrica de Aimorés, o museu Municipal de Aimorés, o Instituto Terra e o Parque Botânico, como parte dos atrativos.

 Pedra Lorena





Rio Manhuaçu









 Estação Ferroviária




Instituto Terra


 Parque Botânico

Parque Botânico


Praça


Monumento Índia Lorena





Análises geomórficas e fotografias registradas por satélites revelam ainda a existência de uma cratera ao norte da cidade. Uma hipótese é de que tenha sido provocada, a milhares de anos, pela queda de um meteorito e há estudos também que indicam que seja um vulcão extinto.
Os principais eventos são as festas juninas, a festa de Nossa Senhora do Carmo e as comemorações do aniversário da cidade.
O artesanato também é uma das formas de expressão cultural aimoreense. As principais atividades artesanais desenvolvidas em Aimorés é o bordado, trabalhos com frutas e sementes extraídas da natureza e esculturas de argila.




Nenhum comentário:

Postar um comentário