quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Açucena-MG


Açucena-MG




Açucena é uma cidade com aproximadamente 10.276 habitantes. Localiza-se na Mesorregião do Vale do Rio Doce e na Microrregião de Ipatinga, no leste de Minas Gerais. Por apresentar grande área, com pouca exploração, o município de Açucena possui grande criação de gado. Há extensas fazendas e a pecuária é uma das principais riquezas do município.
O território do município teve como primitivos habitantes índios Botocudos que em 1824, eram aldeados em um quartel com oitenta praças, construídos por João Maciel da Costa, por Ordem de D. Pedro I. Nascia o arraial com nome de Travessão e mais tarde, originaria a cidade de Açucena. O topônimo Açucena, originou-se da existência de uma planta nativa da região, da família das Amarilidáceas, vulgarmente conhecida como “Palmo de São José” ou Copo de Leite.









O município tem muitas riquezas tanto mineral como vegetal. Há jazidas de salitre e Caulim, mas ambos não são explorados. Grandes reservas de matas com plantas medicinais e madeira para indústria e carvão.
Açucena é uma cidade muito sortuda por ter em seu território o Parque Estadual do Rio Corrente que se se localiza no bioma da Mata Atlântica. As capoeiras e matas abrigam mais de vinte nascentes de diferentes ribeirões e córregos, afluentes de importantes e imprescindíveis cursos hídricos. O relevo é composto por pequenas colinas e morros de altitudes médias.
Na região podem ser encontradas espécies arbóreas típicas da Mata Atlântica como ipê, a quaresmeira, o angico, a sapucaia e, até mesmo, espécies em princípio de revegetação como o vinhático, o cedro e o jacarandá. A fauna é composta por espécimes como o mutum do sudeste, seriema, paca, capivara, jacu, raposa e outras espécies que necessitam, prioritariamente, de ambientes florestais preservados para sua sobrevivência.

Parque Estadual do Rio Corrente

Rio Corrente

Ribeirão São Félix

Mutum do sudeste (ave encontrada neste ambiente)




E foi nesse ambiente que no ano de 2010, cerca de oitenta índios Pataxós, da aldeia de Carmésia escolheram para criar sua nova aldeia. Alegaram que precisavam de terras para poderem fazer o cultivo de seus alimentos, uma vez que a terra de Açucena é muito fértil, e para a preservação de sua cultura. A nova reserva que formaram no local recebe o nome de Aldeia Tucunã do Rio Corrente. Tucunã, na língua Pataxó, significa coco, fruto abundante na propriedade.



Índios Pataxós


Tribo Tucunã






Nenhum comentário:

Postar um comentário