quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Água Boa -MG



Água Boa-MG


Água Boa é uma cidade de 16.764 habitantes, onde sua sede é cortada pelo rio Água Boa, em cujo vale a cidade se desenvolveu. Nas margens do rio fica o centro da cidade, chamado pela população de "a Praça". No território do município existem outros rios além do rio Água Boa, como o rio Surubi e o rio Urupuca, e também alguns córregos, como o Baú e o Bugre. 






Reza a tradição que o nome "Água Boa" vem da época em que os desbravadores, bandeirantes e tropeiros, circulavam pela região, transportando mantimentos e produtos no lombo de mulas de carga, para colonizar e abastecer o interior de Minas Gerais. Alguma das diversas nascentes, rios e córregos do local onde hoje esta a cidade se tornou ponto de referência, parada e descanso dos colonizadores, que se referiam ao lugar como sendo "naquela nascente de água boa", ou seja, cuja água não era salobra ou barrenta, permitindo aos homens e animais beberem e servindo também para encher os cantis. Com o uso, o termo passou a ser resumido em "parada da Água Boa", que veio a originar o nome da cidade.



A construção mais tradicional de Água Boa é a Igreja da Matriz, com sua alta torre se destacando na paisagem. Não há, no município, nenhuma indústria ou empresa que seja relevante para sua economia. As principais fontes de renda do município são o comércio, a criação de gado leiteiro e a plantação de café. Por ter um relevo formado basicamente por elevações montanhosas, não há vales que permitam a cultura de grãos em larga escala.



Uma festa em especial chama muita atenção pela região, é a Festa "Aguaboense Ausente" Ausente", que ocorre tradicionalmente na última semana de julho, quando os egressos da cidade voltam à terra natal para se confraternizar.
Além do charme da cidade, suas montanhas, cachoeiras e rios fazem com que a paisagem fique ainda mais maravilhosa por todos os lados que se olhe.














Cachoeira da Fumaça, uma das atrações da cidade



Uma comida muito requisitada nesta cidade é a famosa macarronada com frango assado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário