domingo, 17 de fevereiro de 2013

Aiuruoca-MG


Aiuruoca-MG




 Aiuruoca é um município com aproximadamente 6.173 habitantes, localiza-se no sul de Minas Gerais, ao pé do Pico do papagaio, numa região de topografia bastante acidentada. Situa-se numa área de rochas ígneas ácidas, representadas por granitos de granulação fina e grosseira, localmente poríficas. Registram-se ocorrências de granada, titânio, calcário e fosfato. A vegetação primitiva dominante da região é a da Floresta Tropical Subcaducifóliada, e encontra-se preservada apenas nas encostas, nos topos das serras e ao longo dos cursos d’água, formando galerias. Bosque de Araucárias, Mata Atlântica, Vegetação de Campo, Campos Rupestres ou de Altitude completam o quadro da vegetação do município.






Terra desbravada em 1692 pelo padre João de Faria Filho, capelão dos bandeirantes, conforme a descrição de Bento Pereira de Souza Coutinho em carta ao governador geral do Brasil, D João de Lancaster.
A Vila de Aiuruoca passou à categoria de cidade com seu território desmembrado de Baependi em 14 de agosto de 1834. Quando o ouro se esgotou, os moradores se dedicaram à criação de gado leiteiro e a agricultura. Tendo como pano de fundo a Serra dos Papagaios, onde se encontra a Estação Ecológica Serra dos papagaios, e é um município privilegiado pela beleza natural e sua história.




Na cultura aiuruocana, destacam-se o Museu Municipal Doutor Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, as festas religiosas, destacando-se a semana Santa de Aiuruoca celebrada desde 1717, tombada pelo patrimônio histórico municipal em novembro de 2010.


Museu Municipal Doutor Júlio Arantes Sanderson de Queiroz



Aiuruoca integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira. Localizado na área de abrangência da Estrada Real, o circuito inclui o Parque Estadual da Serra do Papagaio, onde se localiza o Pico do Papagaio um dos pontos turísticos de Aiuruoca.


Imagens do Pico do Papagaio- Aiuruoca MG





Vista do topo do Pico do Papagaio



São mais de 85 cachoeiras no município de Aiuruoca, sendo que cerca de quarenta são visitadas constantemente e impressionam por sua beleza.


Inicio da caminhada para a cachoeira dos Garcias

cachoeira dos Garcias

cachoeira dos Garcias





 Prainha do Papagaio




Cachoeira do Tombo

Cachoeira do Tombo







Algumas fazendas de Aiuruoca











Um comentário: